Rúbrica Casos de Sucesso – Ach Brito
No roteiro dos casos de sucesso fazemos uma visita guiada à Ach
Brito, com um passado que cheira a sabonete. Este lema perdura há 97
anos, quando Achiles de Brito comprou a massa falida da primeira fábrica
nacional de sabonetes, fundada em 1887.
Apesar da perda dos mercados com o 25 de Abril para as marcas
multinacionais, a Ach Brito adquiriu recentemente a fábrica rival,
Confiança, e tentou inverter a situação. José Fernandes, director geral da
empresa, defende que a aposta na qualidade é a razão do sucesso.
“Rejuvenescer os produtos, mostrá-los de uma forma diferente. E porque
acreditamos na qualidade do que temos e do que fazemos, ir para o
estrangeiro e mostrar a toda a gente e ao mundo inteiro que estão aqui
[os produtos] e que são feitos por nós, há cento e tal anos, sabemos o que estamos a fazer e temos uma
história e um passado que fala por nós. Se perduramos no tempo, não foi graças às pessoas porque essas já
morreram, foi graças ao produto, porque deste ponto de vista o produto é imortal”
A Ach Brito tem um fabrico anual de 10 milhões de sabonetes, diariamente produz entre 40 a 50 mil
do famoso sabonete Pati. E já conquistou inúmeros clientes, entre os quais a Oprah Winfrey que faz questão
de apregoar este nosso produto nacional. José Fernandes reconhece que a apresentadora, considerada uma
das mais poderosas do planeta, deu uma maior visibilidade à marca. “É acima de tudo, alguém que é
indiscutivelmente fã dos nossos produtos (...) E isso diz muito da qualidade do produto e diz também muito
do quanto é diferente. Porque este tipo de pessoas têm acesso a tudo o que querem, não têm problemas de
dinheiro, não têm problemas de nada, vão buscar coisas diferentes e coisas de qualidade.”
Com a consolidação assegurada nos diversos seguementos de mercado, desde o mass market ao
seguemento de luxo, de Fajozes, em Vila do Conde, para o mundo, a Ach Brito marca presença em 50
paises. A China e o Japão renderam-se, recentemente, a estes sabonetes com quase cem anos.
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