Dia Internacional da Saudação

A Rádio Nova entrevistou Gonçalo Cadilhe, o escritor e viajante profissional revela que, ao contrário do que se possa pensar, o resto do mundo é mais contido no que diz respeito às manifestações de afecto físico no cumprimento. “o resto do mundo é muito mais pudico, muito mais receoso de manifestações de afecto físico do que nós ocidentais, portanto a forma esfuziante como muitas vezes no ocidente nos cumprimentamos, beijos, abraços, até mesmo o aperto de mão não é comum na maior parte da humanidade.”
Gonçalo Cadilhe descreve, um cumprimento árabe, “(...) quando alguém se cumprimenta com um sorriso em frente do seu interlocutor toca no próprio coração dizendo a famosa expressão “salaam aleikum” que em português ficou salamaleque que não é mais do que uma saudação, um olá como está, dos árabes”.
O viajante confessa que um gesto instintivo como dar dois beijinhos pode originar uma situação de embaraço. “Se eu não estiver com atenção e for apresentado a uma senhora terei o gesto instintivo de dar dois beijinhos (...). E para mim uma coisa que é normal dar dois beijinhos a uma senhora que estou a conhecer, provavelmente do lado de lá terá ficado uma história para contar aos netos”

O Dia Internacional da Saudação é celebrado desde 1973. Este dia tem como objectivo promover o cumprimento para realçar a importância do contacto entre as pessoas para apelar à paz. Este dia é celebrado em todo o Mundo, por pessoas de 180 países diferentes.

Ana Lídia de Almeida
Rádio Nova

Comentários

Mensagens populares