Dia Nacional da Protecção Civil


    Hoje, comemora-se o Dia Nacional da Protecção Civil. O município da Póvoa de Varzim assinala este dia com uma série de intervenções, exposições, demonstrações e palestras.
Aires Pereira, Vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, garante que apesar das condições meteorológicas não há razão para alarme. "Através das águas do noroeste sabemos que os níveis de abastecimento de água à cidade e a toda esta vasta região ainda não há nenhuma preocupação, esperemos que entretanto as condições meteorológicas se alterem e como diz o povo "que a mande temperadinha" porque aí temos de intervir há situações que provocam pequenas inundações, é preciso que as pessoas estejam preparadas para isso, cada um que vá vendo os seus terraços, as suas caleiras se está tudo limpo de forma a não haver inundações."
    Neste dia pretende-se dar a conhecer à população, e às escolas, a acção da Protecção Civil. O Vice-presidente salienta a importância de  sensibilizar a população, para recuperar velhas questões. "É um serviço que é coordenado com os bombeiros, como sabem na Póvoa de Varzim tem uma componente muito grande de voluntariado, e daí nós temos a necessidade de trazer isto à rua para motivar os jovens, para motivar as pessoas a fazerem parte deste projecto, porque é um projecto solidário, um projecto voluntário. E nos tempos difíceis que correm vamos ter necessidade de nos ajudar-mos uns aos outros e voltarmos outra vez às velhas questões, em que os primeiros intervenientes eram sempre os vizinhos, hoje infelizmente não conhecemos os vizinhos nem no andar onde moramos. Portanto é tudo isto que é preciso fazer realçar estes valores da Protecção Civil e aquilo que são os equipamentos que o município tem e os bombeiros também ao serviço de todos aqueles que um dia possam precisar."
    A Exposição do Dia Nacional da Protecção Civil vai prolongar-se até às 6 horas, na Póvoa de Varzim, na Praça do Almada.

Produção/Edição Ana Lídia Almeida

Comentários

Mensagens populares